sábado, 26 de outubro de 2013

III – Uma Florestania na Educação Opressora...


E, voando nas asas da florestania, o bom mesmo foi perceber, através daquela catastrófica experiência, as contradições da sociedade atual: baseada na democracia moderna com a sua educação escolar, ao possibilitar a reflexão e o planejamento do futuro do aluno – que necessita se posicionar diante às desigualdades e exclusões que a dinâmica capitalista pós-tradicional produz – demonstra plenamente suas arbitrariedades...

Para exercer plenamente sua cidadania e poder ser o protagonista da sua própria história, esses alunos passam por uma situação muito complexa, onde a globalização econômica, financeira e tecnológica coexistem, ao mesmo tempo, com suas experiências cotidiana da localidade das singularidades, especificidades culturais, religiosa e política... Juntando ainda as contradições da falta de ética da ditadura da educação escolar acriana com seus educadores e gestores oportunistas... Nessa concepção as conseqüência desses impactos negativos e desastrosos geram uma desordem imposta pelo atual sistema, e, inconscientemente, esses alunos, com seus grupos territoriais urbano, entram em discórdia, conflitos antagônicos como a própria violência física entre eles e educadores, bem como o abuso no uso das drogas, a prostituição, ou melhor a total degradação humana... Foi o que estava ocorrendo na escola onde eu estava trabalhando naquele Programa...

As tribos territoriais, também na escola, dos jovens urbano que ora são refúgios para ditadura da democracia moderna se transformam em verdadeiro campo de guerra em decorrência da pressão psicológica, ou melhor, dos preconceitos e da tortura psicológica pela qual passam diante o autoritarismo e contradições da educação escolar, da florestania principalmente, penso que não podemos justificar pela concepção de tempo e espaço histórico que estão sempre em processo de transformação de acordo com as imposições da globalização...



A educação brasileira e o Acre, com sua educação da florestania, têm é que assumirem verdadeiramente, e não com pacotes educacionais, sua grande divida social, resultado da exclusão do mundo da escola e do trabalho... Para isso é preciso também criar um corpo de educadores capacitados para assumirem o papel de orientadores educacionais para vida e não para a competição capitalista alienante... O corpo atual dos trabalhadores da educação necessitam refletir sobre a ética humanista como um eixo norteador em suas vidas pessoais e profissionais, por envolver aí posicionamentos e concepções a respeito das causas e efeitos (também na educação escolar) da dimensão histórica e política que traz à luz a discussão sobre a liberdade de escolha tão propagada no Currículo escolar através dos Tema Transversais, ainda nos Parâmetros Escolar...


O aluno AB (como referência com resolução da atividade citada) foi um exemplo de aluno superdotado ou super-ativo, mas por está sempre expondo suas críticas - sem escolha de professor e disciplinas – era tachado de “marginal ou “noiado”, como falavam alguns negligentes da educação daquela escola... Assim como tantos outros que me sensibilizei com seus relatos de opressão e preconceitos por usarei tatuagem ou vestirem-se diferentes (a total falta de respeito com as diferenças individuais)... Com isso eu não estou descartando a necessidade de medidas punitivas para aqueles que, realmente, demonstram desequilíbrios comportamentais, ou os verdadeiros maus-caracteres existentes em sala de aula, a presença desses tipos foi registrado nessa escola, alunos envolvidos com crimes e com passagem no presídio, eram os favoritos da coordenação, eram manipulados para intimidar os outros alunos e professores; os mais absurdos existente na sociedade inicia na escola... Marginalizar nunca!... Emancipar sempre...

Tentei uma forma diferenciada de tratar essa diversidade de problemas que encontrei: dando uma atenção especial aos marginalizados, como também, intensificando em minha metodologia temas culturais e contextuais: aqui inovei: (pois na escola o único problema para a coordenação foi o uso de drogas, porque para mim isso não é grave, já é normal lidar com esses rebeldes consumidores, que só tornam-se corriqueiros quando tratado com a devida linguagem humana) a tentativa de uma abordagem sobre o consumo de drogas ilícitas de uma forma preventiva e prepositiva (como outros temas) me levou também a marginalização na ótica dos irresponsáveis da educação escolar no Acre, tive o contrato cancelado...

A seguir a resposta, através do conteúda da música Vida Louca, na atividade, citada no texto I, com o argumento do aluno AB que possibilita uma reflexão bastante lúcida para o atual sistema: demonstrando, através dessa atividade, sua consciência em torno da realidade em que vive, principalmente a educacional: 

VIDA LOKA...

... "Deixa eu falar pra você! Tudo! Tudo, tudo vai, tudo é fase irmão! Logo nós vamos arrebentar no mundão do cordão da elite de 18 Kilates, põe no bolso logo Brigt, que tal, tá bom?! De lupa bopxilon, bobeta branco e vinho, champanhe para o ar que é pra abrir nossos caminhos, pobre é o diabo eu odeio as tentações. Pode rir, rir não desacredita, não! É só questão de tempo pro fim do sofrimento o brinde para os governos, é por vir, eu lamento vermes que só faz peso na terra, tira os zói, tira os zói vê se me erra, eu durmo pronto pra guerra e eu não era assim. Tenho ódio e se o que é mal pra mim fazer o que se é assim, vida louka, kabulosa o cheiro é de pólvora, mas eu prefiro as rosas...

Eu que sempre quis um lugar gramado e limpo, assim verde como o mar, cercas brancas, uma seringueira que balança, brincando com pipa cercado de criança... Ow, how brown, acorda sangue bom aqui é capão redondo tú, não poxeman, zona sul é invés é stress concentrado um coração ferido por metro quadrado.

Quanto mais tempo eu vou resistir? Pior que eu já vi meu lado bom na VTI, meu anjo do perdão foi o bom mais tá fraco, culpa dos imundo do espírito opaco. Eu queria ter pra testar e ver um matar com glória, forma embrulhado em um pacote, se é isso que cês qué vem pegar, jogar no rio de merda e ver vários pular, dinheiro é foda na mão de fardado , é nó na goela, na crise, várias pedras, 90 esfera. Eu vou jogar pra ganhar, meu money vai e vem, porém quem tem-tem, num cresce os zói em ninguém, o que tiver de ser será, meu! Está escrito nas estrelas, vai reclamar com Deus"...

Nenhum comentário: